top of page

Blogueiras

Acadêmicas de Design de Moda

Uniasselvi

(Indaial - SC)

Sra. Frida Kahlo

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito.

Seu pai, Guillermo Kahlo (1871-1941), nasceu Carl Wilhelm Kahlo, em Pforzheim Alemanha, filho de Henriette Kaufmann e Jakob Heinrich Kahlo. A própria Frida afirmava que seu pai era de ascendência judaico-húngara,[3] mas pesquisadores demonstraram que os pais dela não eram judeus, mas luteranos alemães.[4] Guillermo Kahlo chegou ao México em 1891, aos 19 anos de idade, e logo mudou seu nome alemão, Wilhelm, para o equivalente em espanhol, "Guillermo".

A mãe de Frida, Matilde Gonzalez y Calderón, era uma católica devota de origem indígena e espanhola.[5] Os pais de Frida se casaram logo após a morte da primeira esposa de Guillermo, durante o nascimento do seu segundo filho. Embora o casamento tenha sido muito infeliz, Guillermo e Matilde tiveram quatro filhas, sendo Frida a terceira. Ela tinha duas meio-irmãs mais velhas. Frida ressaltava que cresceu em um mundo cheio de mulheres. Durante a maior parte de sua vida, no entanto, Frida se manteve próxima do pai.


_______________________________________________________

Análise Iconográfica

Obra: Frida Kahlo: art, garden, life

1.PRÉ – ICONOGRÁFICO: Leitura do fenômeno da imagem – Descrição detalhada da obra.

Esta pintura, Auto Retrato com Thorn Colar e Hummningbird, foi pintado por Frida Kahlo em 1940. Esse quadro contém muitos aspectos que são simbólicos para Frida Kahlo. Neste retrato vemos um fundo com grande folhas verdes e uma folha amarela bem atrás dela. Os espinhos em torno do seu pescoço forma um colar que é feito por um macaco preto. Com os espinhos cravados em seu pescoço ele sangra. No lado direito do seu ombro temos um gato pret. Um beija flor pendurado no centro de seu colar de espinhos. Sua expressão é calma e solene. Também parece que ela está suportando pacientemente a dor.

2. ICONOGRÁFICO: Interpretação do significado, contexto histórico, cultural no qual foi produzida a imagem.

Ela não estava pintando uma cena realista, mas usando elementos simbólicos para expressar seus sentimentos. O beija flor representando a liberdade e a vida. Mas nessa cena o beija flor não é colorido e nem está pairando sobre as flores, ele é preto e sem vida. Isso simboliza ela mesma. Frida passou a maior parte de sua vida com dores físicas após um acidente aos dezoito anos. Depois ela suportou mais de trinta cirurgias para corrigir seu corpo. Passou muitos anos acamada, está é uma pintura sobre seu sofrimento.


3. ICONOLÓGICO: Interpretação e expressão de seus valores, atributos culturais relacionados com a moda.


Arranjo de flores no cabelo, saias coloridas e estampadas, sobrancelhas grossas e quadros de traços fortes e multicoloridos.


• Referências Bibliográficas

bottom of page