top of page

Blogueiras

Acadêmicas de Design de Moda

Uniasselvi

(Indaial - SC)

Sr. Van Gogh

"Vincent Willem van Gogh" nasceu a 30 de Março de 1853, em Groot Zundert uma pequena aldeia ao sul da Holanda, onde seu pai era pastor protestante. Sem freqüentar escolas de arte descobriu-se pintor dez anos antes de sua morte. A breve carreira artística e os transtornos mentais não limitaram sua genialidade.

O mundo psíquico de Van Gogh era tão rico em matizes como o colorido de seus quadros. Em sua obra podemos vislumbrar seus estados de euforia e depressão mesclados com uma estranha compulsão emocional, conforme suas “crises nervosas” aumentavam, melhor pintava.

Internado em Saint-Remy de Provence, em poucos meses pintou mais de 150 quadros.

Acabou fugindo por não suportar a solidão. Seu irmão, socorreu-o, levando-o para Auvers-sur-Oise onde ficou aos cuidados do doutor Ferdinand Gachet. O artista tornou-se amigo deste médico e pintou o célebre quadro “O retrato do doutor Gachet”, obra que, no mercado de arte internacional, alcançou o preço mais alto.

Mesmo sofrendo de psicose grave e epilepsia produziu cerca de 900 quadros. Sendo que 400 deles foram pintados no último ano de sua vida, época em que sua situação mental mais se agravou. Um mês antes de morrer pintava um quadro por dia.

Foi para decorar a sua casa em Arles no sul da França (conhecida como "a casa amarela") que Van Gogh pintou a série de quadros com girassóis, dos quais um se tornaria uma das suas obras mais conhecidas.

_______________________________________________________

Análise Iconográfica

Obra: Os Girassóis

1.PRÉ – ICONOGRÁFICO: Leitura do fenômeno da imagem – Descrição detalhada da obra.


Na imagem, a cima podemos perceber que uns girassóis estão "tristes" outros "alegres" e até umas que estão para "abrir". As cores utilizadas nessa obra, não são cores que chamam tanto a atenção, são tons mais pastéis. Quando observamos essa arte somos tomados pela exuberância da cor amarela e temos a sensação que invade toda a tela, diante de nossos olhos extasiados.


2. ICONOGRÁFICO: Interpretação do significado, contexto histórico, cultural no qual foi produzida a imagem.


O pintor descobre o sentido da cor e da luz e, neste período, sua obra sobre a chamada "explosão da cor". Todo esse efeito em sua obra acabou resultando no quadro apresentado Girassóis. A composição contrasta com a vida do autor, que viveu sempre à margem da sociedade, tornando-se conhecido apenas após sua morte.


3. ICONOLÓGICO: Interpretação e expressão de seus valores, atributos culturais relacionados com a moda.


Os girassóis de Vincent Van Gogh, pintados no século 19, foram parar nestas jaquetas que Yves Saint-Laurent desenhou em 1988.

Calça inspirada na série de sete pinturas representando os famosíssimos Girassóis (1888-1889). O tema foi escolhido por Van Gogh para decorar o quarto onde o também artista Paul Gauguin – apaixonado por girassóis – ficaria quando visitasse sua casa em Arles.

• Referências bibliográficas:



bottom of page