top of page

Blogueiras

Acadêmicas de Design de Moda

Uniasselvi

(Indaial - SC)

Sr. Romero Britto

Romero Britto, é um pintor e artista plástico brasileiro. Impulsionado nos EUA, ganhou fama pelo seu estilo alegre e colorido, dando vida a suas obras de forma despojada e distinta da estética clássica e tradicional. Tornou-se um dos artistas mais prestigiados nas américas e o artista brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.

Nascido no Recife em 6 de outubro de 1963, deu início a sua paixão já na infância. Usava sucatas, papelões e jornais para trabalhar suas ideias. Neste mesmo tempo começou a usar o grafite, que foi de grande influência em seu trabalho.Iniciou seus estudos cursando Direito, na Universidade Católica de Pernambuco, mas após viajar aos Estados Unidos tornou-se lá um artista de sucesso. Carrega Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse grande ligação com a publicidade. Um exemplo foi quando Romero redesenhou personagens de Walt Disney.

Romero Britto possui grandes admiradores, como Arnold Schwarzenegger e Madonna. Suas coleções estão presentes em diversas galerias do mundo inteiro.Em meio a grandes obras, ganham destaque a criação dos selos postais, sobre as olimpíadas de Beijing e a pirâmide que esteve instalada no Hide Park, em Londres, com a altura de um prédio de quatro andares. Suas pinturas estão presentes estão espalhadas pelo mundo inteiro e valem a pena serem apreciadas.


Romero Britto foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a alegria de sua obra. Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.


_______________________________________________________

Análise Iconográfica

Obra: Mona Cat

1.PRÉ – ICONOGRÁFICO: Leitura do fenômeno da imagem – Descrição detalhada da obra.


Representando várias formas geométricas o artista buscou fazer na forma de um gato a releitura do quadro de Leonardo da Vinci – “A Monalisa”. O corpo e as patas encontram-se na mesma posição da obra original. Já o cenário transformou-se em uma paisagem alegre. A pintura é composta pelas escalas de cores primárias, secundárias e terciárias.


2. ICONOGRÁFICO: Interpretação do significado, contexto histórico, cultural no qual foi produzida a imagem.


A Mona Cat é como se fosse um Tangram, quebra-cabeça chinês, que se utiliza da figura geométrica para representação e abstração de imagens. O retrato de Mona Lisa, ressignificado através desta geometrização e com texturas gráficas diferentes faz parecer que quaisquer estruturas são capazes de conceber algo semelhante à Mona Lisa original.


3. ICONOLÓGICO: Interpretação e expressão de seus valores, atributos culturais relacionados com a moda.


Essa obra serve como grande fonte de inspiração para vestuário pois possuem formas, texturas e cores.

• Referências bibliográficas:


bottom of page