top of page

Blogueiras

Acadêmicas de Design de Moda

Uniasselvi

(Indaial - SC)

Sr. Mondriaan

Pieter Cornelis Mondriaan foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944. Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo.


Principais momentos da vida do artista:

- Desde jovem interessou-se por pintura, porém enfrentou a rejeição da família que era muito religiosa e encarava a arte como uma atividade pecaminosa.

- Lecionou arte por um período, porém insatisfeito com a profissão, resolveu dedicar-se à pintura.

- Entrou em contato, ainda jovem (a partir de 1908), com a Teosofia que influenciou muito sua visão de mundo e formação pessoal e artística.

- No início de sua carreira foi muito influenciado pelo impressionismo e naturalismo. Nesta fase, destacam-se as pinturas Árvores ao andar e O Moinho Vermelho.

- Em 1913, foi conhecer a exposição de arte cubista na cidade de Amsterdã. Esta visita impressionou muito Mondrian e teve grande influência na formação de seu estilo artístico.

- Em 1917, junto com outros artistas, fundou a revista De Stijl.

- Em 1930, entrou para o grupo "Cercle et carré" e no ano seguinte para o grupo "Abstração-Criação".

- Em 1938, esteve em Londres e, em 1940, foi para Nova Iorque, cidade em que ficou muito impressionado com o Jazz.


Principais características do estilo artístico de Mondrian:


- Sua obra foi influenciada pelo pensamento teosófico.

- Foi influenciado também pelo naturalismo e impressionismo.

- Destacou-se com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares.

- Utilizou, em suas obras, principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo). Mondrian considerava estas como as cores elementares do Universo.

spot


Composição com vermelho, amarelo e azul, ano de 1921, óleo sobre tela, coleção Haags Gemeentemuseum, Haia. © DACS, 1993.

Principais obras de Mondrian

- Árvores a luz da Lua - 1908 - A àrvore vermelha - 1908 - Paisagem - 1909 - A Igreja de Domburg - 1910 - O Moinho Vermelho - 1910 - Evolução - 1911 - Macieira em flor - 1912 - Composição (árvore) - 1913 - Composição com cores B - 1917 - Tabuleiro com cores claras - 1919 - Composição com vermelho, amarelo e azul, ano de 1921 - Composição com amarelo - 1930 - Broadway Boogie-Woogie - 1942

________________________________________________________________________________________________

Análise Iconográfica

Obra: Composição com vermelho, amarelo e azul, ano de 1921

1.PRÉ – ICONOGRÁFICO: Leitura do fenômeno da imagem – Descrição detalhada da obra.

Manifestamente no centro do quadro apresenta-se apenas uma superfície branca e não tem mais do que alguns traços, e ainda uma superfície que se sobrepõem a um fundo branco também bem visível na margem inferior. Podemos assim afirmar que o caracter abstracto do todo nunca foi tão perceptivel na obra de Mondrian. Um grande quadrado vermelho ocupa o centro superior esquerdo; à direita e à esquerda a cor amarela está espalhado sobre as áreas de reticulos abertos até à margem da tela. Os traços negros do reticulo não foram desenhados até à margem e parece que dá impressão de que a rede linear é uma continuação racional flutuando sobre uma extensão infinita de cores vivas.


2. ICONOGRÁFICO: Interpretação do significado, contexto histórico, cultural no qual foi produzida a imagem.


Mondrian levou a reprodutibilidade da arte aos limites ao multiplicar a ideia deste quadro às dezenas e inundar de abstratos as galerias e museus em todo o mundo. Variando a diagramação das linhas e os quadrados coloridos, o pintor partiu de uma ideia original e destruiu sua aura, valorizando uma estética simples e decorativa, sem legenda. A arte pela arte.


3. ICONOLÓGICO: Interpretação e expressão de seus valores, atributos culturais relacionados com a moda.


O estilo artístico de Mondrian se caracteriza pelo trabalho com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares nas cores primárias (vermelho, azul, branco, preto e amarelo, que Mondrian considerava como as cores elementares do Universo).


• Referências Bibliográficas.

bottom of page